Início > BMW Sauber, Brawn, Ferrari, GPs, Heikki Kovalainen, Japão, McLaren, Previsões, Red Bull, Renault, Rubens Barrichello, Suzuka, Toyota > Fuji Television Japanese Grand Prix 2009 – Previsões

Fuji Television Japanese Grand Prix 2009 – Previsões

E depois de eu ter faltado ao compromisso de fazer as previsões para o GP de Singapura, peço desde já desculpa, e prometo que não voltará a acontecer. Enfim, vem aí Suzuka, num regresso do GP do Japão a uma “pista a sério”. Sim, porque nunca ouvi elogios a Fuji, antes pelo contrário!

Acredita-se que o traçado poderá favorecer a Red Bull de um modo equivalente ao de Silverstone ou Nurburgring, e por isso Webber e Vettel deverão ser os vencedores. Brawn e McLaren terão algumas dificuldades, mas Toyota fará de tudo para brilhar perante o seu público na condição de única equipa japonesa. Eis as análises:

Red Bull deverá dominar

Depois de ter dominado em circuitos de média-alta velocidade como Nurburgring e Silverstone, os RB5 eclipsaram-se numa corrida em que todos tínhamos a certeza que dominariam. Isto porque a equipa austríaca calculou mal as coisas e foi com um acerto demasiado conservador… Agora, duvida-se que tal se repita.

Em especial na qualificação com chuva prevista: sempre que choveu este ano, foram os carros da Red Bull a terem grande vantagem sobre os rivais mais directos. Especialmente neste momento, em que Webber está sem o Mundial, que se pode esperar uma dobradinha com Vettel na frente.

McLaren e Brawn em luta feroz

Apesar de terem uma vantagem perfeitamente confortável sobre os carros da RBR, a Brawn não deverá querer arriscar ficar novamente na sombra da McLaren, porque isso levará a que a equipa fique à mercê dos britânicos nas contas do mundial.

No entanto para Barrichello o ideal seria ver os carros de Woking a intercalarem-se entre si e Button para ter hipóteses de título mais credíveis. Kovalainen está a ser eclipsado por Hamilton, e duvida-se que mantenha o lugar, mas se conseguir bater Lewis “a sério” poderá sonhar em conseguir aguentar a pressão de Raikkonen ou Rosberg.

Os outros

A Toyota fará tudo para conseguir brilhar perante o seu público, especialmente após ter dispensado os serviços de ambos os pilotos (não oficialmente, mas alguém duvida?) e com a reunião do orçamento de 2010 a ditar se permanecem ou não, um bom resultado caseiro ajudaria muito a tirar pressão…

BMW apostou forte na última corrida e apesar de só ter ganho um ponto, a verdade é que Suzuka trará os pontos fortes do F1.09 ao de cima. Espera-se que a Renault consiga chegar novamente aos pontos, com a Ferrari a afirmar que deverá estar pior nesta pista que em Singapura!

Tempo

Na corrida prevê-se uma corrida seca, mas os treinos serão completamente alagados. A qualificação tem risco de chuva, o que seriam excelentes novidades para a Red Bull, mas atenção que a McLaren está a “dar-lhe gás” como dizia uma antiga professora minha…

Diagrama do circuito

Folha de corrida

Leia também:
Gran Premio Santander d’Italia 2009 – Previsões
ING Belgian Grand Prix 2009 – Previsões
Telefónica Grand Prix of Europe 2009 – Previsões

Post anterior: Capa Autosport – Hamilton dá ajuda a Button

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: