Início > Regulamento > "Guia" para as regras de 2009

"Guia" para as regras de 2009

A FIA decidiu fazer inúmeras alterações às Regulações Desportivas e Técnicas para a temporada de F1 de 2009, sendo que algumas delas já se viram em testes.

No caso das alterações desportivas, os objectivos são redução dos custos e aumentou de fiabilidade. Já nos casos técnicos estão em causa outras finalidades: redução da importância da aerodinâmica na performance do carro, criação de mais oportunidades de ultrapassagem e manter os tempos de volta seguros. Vou falar dos casos de mudanças mais importantes.
Pneus

Após 10 anos de pneus com sulcos, a F1 irá voltar a pneus “slicks” (carecas) em 2009 numa tentativa de impôr mais importância aos aspectos técnicos em vez da aerodinâmica. Sem os antigos pneus os carros terão uma melhora de 20% na sua performance (uma melhora significativa). Contudo, isso faria com que houvesse uma necessidade de mudança da estrutura dos carros (ver abaixo). O efeito será uma redução de capacidade nas curvas rápidas. Os pilotos passarão a ter dois compostos secos diferentes e continuarão a ser obrigados a usar ambos.
KERS

Para 2009, as equipas poderão ter um sistema de recuperação de energia, para melhorar a velocidade de ponta. Este sistema recupera a enrgia perdida pelo carro durante as travagens e após algumas voltas o piloto carregar num botão, que durante 7 segundos, junta mais 80 cavalos de potência. Isto poderá fazer com que os pilotos ganhem umas décimas de segudo por volta aos seus tempos, no entanto o peso deste sistema foi tido em conta no peso máximo de um F1 (600kg).
Motores
Numa tentativa de melhorar ainda mais a velocidade de ponta, os pilotos terão de usar o mesmo motor em 3 corridas seguidas (em vez de 2). Existe, também, um plano da FIA de colocar os motores dos carros com potências parecidas. Ainda não se sabe, para já, como isso será efectuado.
Aerodinâmica
Juntamente com os pneus “slicks” esta será uma das maiores áreas de mudança nos carros. As novas formas do carro reduziram o arrasto e farão com que fiquem mais limpos no final da corrida.
As novas alterações foram também concebidas para serem efectuadas mais ultrapassagens e menor torbulência. Os detalhes mais óbvios são as asas dianteira e traseira.
A asa da frente torna-se mais baixa e mais larga, tapando assim os pneus. A asa traseira fica mais alta e menos larga.
Anúncios
Categorias:Regulamento
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: